Pilates para reabilitação?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O pilates é um forte aliado para diversas questões, principalmente para o condicionamento físico e a amplitude muscular. Alguns estudos recentes indicam que o Pilates é um importante aliado para a reabilitação, pois ele tem como objetivo a melhora de força, coordenação, mobilidade e ganho de um movimento eficiente. O que ganha destaque é que esses princípios estão presentes durante qualquer reabilitação de um paciente, por isso, o método tem apresentado bons resultados. O pilates por si só leva em consideração a questão biomecânica e foca no movimento eficiente com ou sem carga, variando os módulos entre básico, intermediário e avançado. Nesse sentido, podem ser realizados exercícios no solo que passam por variações de ângulos e na frequência de acordo com a necessidade de cada paciente.

O pilates tem como principal foco a respiração, articulação da coluna, organização da cabeça, pescoço e ombros, alinhamento das extremidades e descarga de peso, integração do movimento, alongamento axial e controle de centro. Dentre eles o principal é o fato de ser composto por exercícios que atuam diretamente na musculatura com o intuito de fortalecer, o que colabora com a melhora do quadro clínico na região do corpo fragilizada.

Assim, a técnica se divide em três partes, que vai de concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.
O princípio fundamental do pilates é o chamado “casa de força”, parte abdominal aonde está localizada entre as costelas superiores e a pélvis, que envolve os músculos profundos da coluna e os centros de força do corpo. Essa parte é o centro de todo movimento: ou seja, quanto mais forte a casa de força, mais poderoso e eficiente é o movimento. Portanto, antes de cada exercício de Pilates, um centro é recrutado, empurrando delicadamente o umbigo e contraindo os músculos profundos do abdômen. Sendo assim, seu objetivo principal é manter o centro corporal estável enquanto os movimentos de braços e pernas são executados com precisão.

Na busca por um pilates Asa Norte, não deixe de entrar em contato conosco.

 


Deixe seu Comentário.


Comentário