5 Dicas de treino para a 3ª idade

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pilates

Nunca é tarde para começar a cuidar da saúde e se exercitar. Porém, quem começa a fazer exercícios na terceira idade precisa tomar uma série de cuidados para não se machucar durante o treino e alcançar bons resultados.

Confira abaixo 5 dicas para se exercitar na terceira idade com segurança e eficiência!

1. Escolha atividades de baixo impacto

Exercícios que envolvem correr, pular ou usar muito peso podem ser ruins para quem tem problemas de articulações ou na coluna. Por isso, é recomendado que pessoas na terceira idade procurem por atividade de baixo impacto.

Você pode optar por fazer aulas de pilates ou yoga em um studio de pilates, por exemplo. Caminhadas e hidroginástica também são boas ideias.

2. Alongue-se

Alongamento é muito importante para preparar o corpo para o exercício, evitar lesões e diminuir possíveis dores musculares depois dos exercícios.

3. Vá com calma

Se você nunca fez exercícios físicos e está começando na terceira idade, não dê passos maiores do que as pernas. Comece se exercitando de duas a três vezes na semana e respeite os limites do seu corpo. Com o tempo, vá progredindo, aumentando seus exercícios o quanto conseguir, mas sem nunca extrapolar.

4. Cuide da alimentação

Para se exercitar, você precisa estar bem alimentado. Por isso, comece a cuidar melhor da sua alimentação, tendo em visto macro e micronutrientes essenciais para deixa-lo com força e energia para fazer seus exercícios.

5. Procure um médico

Quem está na terceira idade não pode brincar com os limites do corpo. Antes de começar seus exercícios, procure um médico. Ele pode dar dicas de exercícios que vão beneficiar sua saúde e não causar nenhuma lesão.

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