Diabetes e Pilates: a importância do exercício na vida do diabético

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

pilates

Praticar exercícios físicos, como o pilates inteligente, pilates funcional ou mesmo caminhadas regulares, aumenta sua qualidade de vida e reduz os riscos de desenvolver diversas doenças.

Porém, aulas de pilates na asa norte, caminhadas regulares ou a prática de musculação não ajudam apenas a prevenir doenças: exercícios físicos também são grandes aliados nos tratamentos. Veja abaixo como os exercícios podem melhorar a vida de quem tem diabetes!

Benefícios dos exercícios físicos na vida do diabético

As diversas pesquisas feitas com pacientes que têm diabetes mostram que os exercícios físicos ajudam muito quem tem a doença. Em pessoas com diabetes tipo 1, a prática de exercício tem efeitos positivos até sobre a expectativa de vida. Ele também demonstra bons resultados para o controle de índice glicêmico e diminui os fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Mais especificamente, a prática de exercícios físicos melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos. Em longo prazo, isso significa a prevenção de problemas normalmente associados à diabetes, como as alterações nos vasos sanguíneos, rins, retinas e coração. Muitos pacientes também têm a dose de medicamentos reduzida quando começam a se exercitar.

Em um estudo realizado pelo Centro Médico Universitário de Leiden, na Holanda, ressonâncias magnéticas comprovaram a redução de gordura ao redor dos órgãos em 12 pacientes que tinham diabetes do tipo 2 que praticavam exercícios. Com menos gordura ao redor do coração, por exemplo, é reduzido também o risco de infarto do miocárdio, problema também relacionado à diabete.

Recomendações

Se você tem diabetes e quer começar a se exercitar, a primeira recomendação é que converse com seu médico. Mesmo que seja apenas uma aula de pilates inteligente, todo paciente deve ouvir as recomendações médicas antes de começar a se exercitar para evitar complicações.

Além disso, se você costumava ser sedentário, comece aos poucos, respeitando seus limites. E não espere pelo impossível: sua qualidade de vida vai melhorar muito, mas isso não quer dizer que os exercícios vão acabar com sua diabetes. Continue se cuidando, tomando os remédios e visitando seu médico regularmente!

Procurando um lugar para fazer pilates funcional e outras modalidades de pilates na asa norte? Venha conhecer a Viva Uno Pilates!


Deixe seu Comentário.


Comentário