Pilates X Hérnia de Disco: um grande aliado combater para os sintomas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

pilates

Problemas na coluna são uma constante nos dias de hoje, quando passamos muito tempo sentados em posições nada ergonômicas. Entre esses problemas, a hérnia de disco é um dos que traz mais dores e dificuldades. Descubra a seguir como o pilates pode ajudar quem tem hérnia de disco!

Pilates contra a dor na coluna

Em uma aula de pilates, são realizados movimentos que incluem a contração abdominal conjugada com métodos de respiração que estabilizam a coluna e, consequentemente, diminuem a dor. Por isso, exercícios de pilates funcional são indicados para pessoas em todas as fases da hérnia de disco, seja ela aguda ou crônica, podendo ser ainda associadas a outras técnicas, como a reeducação postural global.

Para quem está na fase subaguda da doença, é possível fazer exercícios com alguns dos aparelhos comuns em um studio de pilates, como o reformer e o cadillac, desde que a lombar fique apoiada e os movimentos não exijam rotação. Já na fase crônica, a aula de pilates será mais focada nos encurtamentos e hipomobilidades causados pela hérnia, além de trabalhar postura e equilíbrio.

O mais importante é que o instrutor saiba, desde o início, quais são os problemas de coluna do aluno. Assim, ele poderá construir um plano de exercícios de pilates funcional que não o prejudique e, pelo contrário, alivie suas dores e fortaleça os músculos mais importantes.

Demais benefícios

Quem já frequentou um studio de pilates sabe que as aulas não beneficiam apenas o físico:  trabalhar o controle da mente sobre o corpo significa aprender mais sobre si mesmo e, assim, ficar mais concentrado, mais tranquilo e mais consciente.

O pilates ainda trabalha a respiração, favorecendo a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura dos ombros e pescoço, o que alivia a dor na coluna. O fortalecimento do centro de força – ou seja, dos músculos responsáveis pela sustentação dos órgãos e da coluna – promove a estabilização do tronco e deixa a postura mais ereta.

Em outras palavras, praticar pilates pode trazer muitos benefícios para quem sofre de problemas na coluna, proporcionando a diminuição da dor e mais qualidade de vida.

Ficou interessado? Venha conhecer a Viva Uno Pilates!


Deixe seu Comentário.


Comentário