Treinos Funcionais para Ganhar mais Saúde

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Cuidar da saúde de forma completa vai requerer o desenvolvimento de treinos físicos ou algumas atividades físicas regulares. Mas, se você arranjou um espaço de tempo dentro de sua agenda tão corrida, porque não aproveitá-lo ao máximo ao invés de só fazer esporadicamente exercícios físicos que não tem tanta intensidade ou resultados satisfatórios.

Com o Treinamento funcional você poderá alcançar resultados maravilhosos e ainda acabar com a monotonia dos treinos, sem falar do trabalho que ele realiza no corpo de uma forma completa, te deixando 100% revigorado e fortalecendo a sua saúde e sua musculatura.

Gostou? Quer saber mais sobre o Treinamento funcional? Quer entender como ele auxilia na manutenção da saúde corporal? Está curioso para descobrir seus benefícios? Se sim, continue com a gente na leitura deste post e se inteire sobre o assunto. Vamos lá!

O Treino funcional

“Treinamento funcional é como são chamados os exercícios que treinam o corpo para as funções que ele foi originalmente destinado a realizar, como andar, correr e outras tarefas do dia a dia!”, de acordo com o educador físico Marco Rodrigo Vieira. Os movimentos do treinamento envolvem mais o esforço físico relacionado ao próprio peso do corpo, que serve de resistência aos exercícios desenvolvidos no treino. Além disso, podem ser usados alguns acessórios, como bolas específicas, faixas elásticas, trampolins do tamanho mini, entre outros.

Vale lembrar que este treinamento agrega as mais variadas habilidades em um único exercício. Através de uma só vez você terá a oportunidade de trabalhar a força, o equilíbrio, a flexibilidade e muito mais! Qualquer pessoa pode fazer uso do treinamento funcional, não necessita de adesão antecipada de algum tipo de atividade física, basta que você tenha aval médico por motivo de segurança e tudo estará pronto!

Porque a grande procura por ele?

Devido as suas inúmeras vantagens tornarem a prática propícia à um maior grupo de pessoas, dentre as principais, estão:

  • Extensa lista de benefícios
  • Ambiente dinâmico de treinos
  • Não há a necessidade de se utilizar máquinas
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa
  • É facilmente adaptável aos mais diferentes tipos de ambientes

Benefícios

Aqui vai uma lista bem sucinta dos principais benefícios da prática:

  • Ajuda a emagrecer
  • Tonifica os músculos
  • Melhora o condicionamento físico
  • Não se torna monótono
  • Pode ser adaptado para os mais diferentes espaços, como ao ar livre
  • Previne lesões
  • É mais bem prático e simplificado, mas oferece resultados extremamente benéficos á saúde

Crossfit X Treinamento funcional

Você com certeza já deve ter ouvido falar que o Crossfit é um tipo de Treinamento funcional e que ele é bem pesado visando melhorar a aptidão física do indivíduo. Mas, nem todo treinamento funcional é Crossfit, ele é apenas um dos tipos deste treinamento, podendo ser adaptado e oferecendo o trabalho das aptidões físicas do praticante.

O treinamento funcional simplificado é aquele que presa pela saúde, enquanto o Crossfit está mais focado em resultados físicos visíveis.

Pilates funcional

O Pilates é um tipo de treinamento funcional que traz os mais variados benefícios ao corpo humano. Se você passar a fazer uso do Pilates inteligente, ou seja, aquele que é bem desenvolvido, poderá perder quilinhos extras, melhorar a musculatura, desenvolver suas aptidões físicas e ainda dar um “up” na saúde! O Pilates pode ser encontrado em variados modelos e formas de aplicação, tanto em academias, quanto em clínicas de fisioterapia, valendo ainda lembrar que com  aplicação certa pode até mesmo ser feito em casa.


Deixe seu Comentário.


Comentário